Pesquisa de Voto - Presidente do Brasil

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Uruguai: 1º país no mundo a legalizar a maconha

Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a legalizar a maconha, depois de criar uma lei que permite a produção, venda e uso da droga.

Na ultima noite, centenas de apoiadores da erva, estouraram fogos de artifício enquanto celebravam a nova legislação, no centro da capital, Montevidéu.

A lei permite tanto a distribuição em larga escala de maconha, ao cultivo de pequenas quantidades individuais - embora possa ser rigidamente controlada pelo governo de esquerda do país.

Grupos internacionais têm alertado que a legislação do Uruguai viola tratados globais que indicam que os narcóticos devem permanecer ilegais em todos os países.

O senador Roberto Conde, da decisão da Frente Ampla, disse quea guerra contra as drogas fracassou, como ele apresentou o projeto de lei, que foi aprovada no Senado por 16 votos de 29.

Outro senador, Alberto Couriel, acrescentou:

- É um dia histórico.  O Uruguai está agora na vanguarda internacional da questão.

O presidente José Mujica, ex-guerrilheiro, descreveu o plano de legalização como uma experiência, dizendo:

- Há um monte de dúvidas e as dúvidas são legítimas. Mas as dúvidas não devem nos paralisar em tentar novos caminhos para lidar com este problema que assola a gente.

A lei é muito mais liberal do que em outros lugares que legalizaram aspectos do uso da maconha, como a Holanda ou os Estados americanos do Colorado e Washington.

Qualquer pessoa maior de 18 anos poderá plantar até seis plantas de maconha, participar de um clube de cannabis ou comprar até 40 gramas por mês a partir de uma farmácia, desde que se registre com o governo.

Valeria Rubino, um ativista que participou de passeatas de apoio à lei, descreveu como "mais um golpe contra a hipocrisia social".

No entanto, os partidos de oposição, foram contra à medida, enquanto os farmacêuticos estão com raiva que eles vão ter que vender maconha.

Uma pesquisa feita em setembro, sugere que 61% dos uruguaios desaprovam a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário