Reunimos outras 10 profecias do fim do mundo que deram errado. A maior delas na cultura ocidental, sem dúvida, é a volta de Jesus Cristo, que representaria o juízo final. Os primeiros seguidores cristãos previram que isso ocorreria ainda no século I, na geração seguinte à morte de Jesus, o que não aconteceu.
1.000 - A falta de registros sobre o auge da Idade Média impede uma descrição precisa do que houve na virada do 1º milênio, mas historiadores garantem que crenças milenaristas na Europa acreditavam que o mundo acabaria nas proximidades do ano 1.000
1346-1351 - A pandemia de peste bubônica que assolou a Europa em meados do século XIV e ficou conhecida como peste negra foi interpretada como um sinal do fim dos tempos. Mais de 75 milhões de pessoas morreram, o equivalente a um terço da população da época.
1524 - um alinhamento dos planetas em Peixes foi interpretado pelo astrólogo Johannes Stöffler como o fim dos tempos.
1843 - O fazendeiro norte-americano William Miller dedicou sua vida ao estudo da bíblia, e, das páginas sagradas, concluiu que o mundo acabaria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Seus seguidores então cravaram a data: 22 de outubro de 1844. Nada aconteceu e o dia ficou conhecido como o Grande Desapontamento, que deu origem à Igreja Adventista do Sétimo Dia.
1910 - Ele passa de 76 em 76 anos e sempre causa frisson. Em 1910, o cometa Halley causou pânico coletivo, após a notícia de que as caudas dos cometas contém um gás mortal chamado cianogênio. Em 1986, foi a vez de Leland Jensen, fundador da seita Bahai, prever que o cometa seria puxado para a órbita da Terra, causando grande destruição
1914 - as Testemunhas de Jeová esperavam pelo fim do mundo em 1914 desde sua fundação, em 1870. Desde então, alguns seguidores passaram a pregar que o juízo final chegará "em breve".
26 de março de 1997 - Marshall Applewhite, líder da seita Heaven's Gate, se matou ao lado de outros 38 seguidores para evitar que, em sua visão, fossem abduzidos por uma nave espacial que viajaria junto ao cometa Hale-Boop, transportando Jesus Cristo.
2000 - Mais uma vez, a virada do milênio seria o marco de profundas mudanças e catástrofes. Dessa vez, o vilão seria a tecnologia, uma vez que acreditava-se que os computadores poderiam entrar em colapso por não saber identificar a diferença entre as datas 1900 e 2000. O bug do milênio traria desde apagões até holocaustos nucleares. Nada aconteceu.
2009 - o início das atividades do Grande Colisor de Hádrons, na Suíca, gerou boatos de que a colisão de partículas poderia criar um buraco negro que acabaria com a Terra. O acelerador de partículas chegou a ser chamado de "máquina do fim do mundo". Até agora, seguimos por aqui, sem buraco negro.
21 de Dezembro de 2012 - Nada aconteceu, pelo visto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário