
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, ontem, surpreendeu professores e alunos no Estado. As notas finais, segundo os candidatos, estão bem abaixo das notas da edição anterior do exame. Alguns até arriscam dizer que as notas não correspondem ao número de acertos nas questões objetivas.
Com notas finais mais baixas do Enem, a expectativa é pela nota mínima para classificação da primeira etapa do vestibular da Ufes. "Apesar de a prova do Enem ter sido considerada fácil pelos alunos, as notas foram abaixo do esperado. Com isso, a tendência é que a nota de corte da Ufes diminua", diz o coordenador pedagógico do UP, Dorian Rangel.
Uma das razões apontadas por professores é o modelo de correção da prova, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que identifica os candidatos que acertaram as questões no "chute".
"Não dá para entender. As notas finais foram muito abaixo do esperado. Há casos de alunos que acertaram 80% das questões da prova mas receberam uma nota que corresponde a apenas 69% do total de pontos. A diferença entre acertos na prova e o resultado final é muito grande", diz a coordenadora do 3º ano e pré-vestibular do Darwin, Helô Mannato.
A previsão inicial era de que o resultado do Enem sairia apenas na primeira semana de janeiro, mas o MEC decidiu antecipar a divulgação das notas apenas para consulta individual dos alunos. Ainda não há previsão para divulgação da lista geral de classificados.
A Ufes informou que ainda não recebeu as notas dos candidatos inscritos no VestUfes 2012, mas afirmou que vai aguardar esses resultados para corrigir as provas da 2ª etapa. Apenas as provas discursivas dos classificados na 1ª etapa serão corrigidas. O resultado final está previsto para 3 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário